O Trauma “está” preso no corpo

 

O Trauma está preso no corpoPor muito tempo o tratamento do trauma foi fortemente voltado para o “talking cure”, que é a pratica terapêutica mais conhecida e aceita desde o tempo de Freud, até os dias de hoje.

 

Isto acontecia devido o fato dos clientes traumatizados terem fortes reatividades emocionais e sofrerem de ausência de clareza a respeito da experiência traumática. Eles eram, então,  encorajados a recordar o acontecimento em si até quando não tivessem mais força emocional sobre as suas vidas presentes.

 

Porém, o que acontecia era que este método terapêutico, mais do que resolver o passado traumático, era uma imersão na memória implícita e em direção a reações traumáticas esmagadoras, desenvolvendo mais sintomas, em vez de alcançar uma sensação de paz e quietude. 

Novos tempos


👉Hoje, após muitos anos de pesquisa na área do trauma, temos a convicção que o tratamento do trauma deve ser voltado aos efeitos, não aos eventos do passado traumático.
.
Ser capaz de suportar a recordação de uma experiência horrível não é a coisa mais importante quanto é a capacidade de poder sentir-se seguro aqui e agora – de saber que a batida acelerada de seu coração é apenas um resposta acionada, e não uma resposta de perigo. É também compreender que a vergonha, a dor e a raiva são as recordações emocionais de uma criança muito pequena incapaz de consolar a si mesma.
.
A SMS é uma abordagem terapêutica que trata do trauma por uma perspectiva psicocorporal através do sistema sensóriomotor, que permite tratar os efeitos do trauma ao rastrear as sensações “inomináveis” e experienciadas como “invasoras e estranhas”- memória implícita,  e “desligar” o sistema nervoso que se encontra em estado de alerta por sentir-se internamente ameaçado (restabelecimento do funcionamento dinâmico do SNA) restaurando a capacidade de se auto-regular.

 

Isso permite a reintegração das partes de si partidas, dissociadas da consciência que traz a sensação de volta para “casa”, ou seja de ser dono das próprias sensações, dos próprios pensamentos. 

 

⚠️Hoje iniciamos uma série de posts informativos sobre o trauma e a psicoterapia. Tá interessado no tema? Fica ligado no nosso Instagram nas próximas semanas!
https://www.instagram.com/

#trauma

#psicoterapia

#psicologiaclinica

#psicologos

#cursodotrauma

#psicologosfortaleza

#psicologosrecife

#psicologosnatal

#cursosparapsicologos

#cursodotrauma

Deixe uma resposta