Formação em Terapia do Trauma: Método Somatic-Memory-Systems

Sobre o Curso:

Turma da formação em trauma 2015
Turma da formação em trauma (2015)

O campo da terapia do trauma está mudando dramaticamente e uma nova geração de terapia está surgindo. Pesquisas atuais mostram que na raiz de muitos diagnósticos de saúde física e mental está o trauma, especificamente as feridas da primeira infância de abuso e negligência. A pesquisa é tão convincente que sugere que trabalhar no campo da saúde mental é essencialmente trabalhar com feridas traumáticas.

Para nós médicos e terapeutas, isso não é uma novidade, mas até recentemente não tínhamos ferramentas eficazes para ajudar a resolver as origens do sofrimento de nossos clientes

Sabemos agora que traumas são eventos psicobiológicos que atingem o organismo como um todo e na maioria das vezes provoca um grande impacto à qualidade de vida, podendo emergir de diferentes formas e sintomas, restringindo o desenvolvimento e/ou funções biopsicossociais do indivíduo.

As recentes pesquisas neurofisiológicas demostram como é insuficiente permanecer apenas no âmbito do verbal, seja para o clinico compreender os fenômenos que se apresentam a sua frente, ou para construir uma hipótese terapêutica eficaz.

Com o intuito de formar profissionais capacitados a entender a uma demanda com esta complexidade e com cada vez mais procura na prática clínica cotidiana, o IPS reuniu especialista e pesquisadores com reconhecimento internacional para criar um curso original e completo que permita formar psicoterapeutas especialistas em atendimento a situações de estresse e trauma.

Assim surgiu, o Somatic-Memory-Systems, um método que une o conhecimento e embasamento das pesquisas neurocientificas com a experiência clínica de mais de 20 anos de prática de dois renomados experts em trauma.

Com 02 turmas formadas pelo IPS, em 2019 abriremos inscrições para a 3ª turma do curso do trauma no Brasil e nossa 1ª turma na América Latina, em parceria com o Espacio Vida.

O Somatic-Memory-Systems está baseado na reorganização da memória somática.

Uma característica essencial desse método terapêutico é que trabalhamos com sensações e movimentos para solucionar traços somáticos da experiência traumática. Tanto o relaxamento do sistema nervoso como as mudanças no nosso sistema de memória corporal contribuem para esse processo.

Ao final do curso, o aluno terá a oportunidade de integrar seu aprendizado ao seu próprio estilo e abordagem terapêutico, experimentando diferentes posições e respostas relacionais.

Estrutura:

O curso é teórico e prático e está divido em 02 níveis:

Nível 1: Básico e intermediário

Nível 2:  Avançado.

O nível básico e intermediário está composto por 04 Workshops internacionais (04 dias/presenciais); 6 workshops de habilidades (2dias/presenciais).

O nível avançado consiste em 03 workshops internacionais (04 dias/presenciais), 4 workshops de habilidades (2dias/presenciais) e workshops de supervisões.

São oferecidos em todos os níveis, coordenação de grupos de estudos e supervisão de casos clínicos (presenciais e online) para aprofundamento dos conteúdos aprendidos no curso.

Nesse curso você vai aprender:

  • Integrar as novas pesquisas e novas teorias sobre o trauma na sua prática.
  • Como diagnosticar e fazer uma anamnese do trauma.
  • Diferenciar sintomas de estresse e trauma.
  • Compreender o papel dos sistemas de memória na formação e manutenção da reatividade traumática.
  • Usar o mapa dos 5 estados do sistema nervoso para avaliar os sintomas.
  • Ensinar seus clientes, através de um suporte efetivo, a reaprender o processo bottom-up para resolver estresse e trauma.
  • Avaliar e planejar o tratamento usando o Inventário da História do Trauma.
  • Aprender a trabalhar com a transferencia traumatica.
  • Abordar e resolver sintomas reativos e dissociativos.
  • Experimentar e usar eficazmente seu próprio sistema nervoso terapeuticamente.
  • Integrar um modelo baseado no corpo em sua abordagem atual.
  • Desenvolver técnicas clínicas específicas para trabalhar tanto com indivíduos como com grupos.

 Público-alvo:

psicólogos, psicoterapeutas, psiquiatras, enfermeiros, educadores, assistentes sociais e profissionais que trabalham com vítimas de violência e abuso..

Períodode abril de 2019 a outubro de 2020.
Vagas: limitadas

Instrutores de SMS:

Trainers internacionais:

Dr. Maurizio Stupiggia (Itália) – ministrará módulo I e IV e supervisões em grupo

Diretor da escola italiana de Terapia Biossistêmica, Bolonha/It; Professor de psicologia geral da Universidade de Genova-Italia; Trainer na Europa e América latina; coordenador internacional da formação em Biossistêmica pelo IPS/RN; palestrante internacional; autor dos livros O Corpo Violado – EDUFRN, e “Terapia Biossistêmica” –SUMMUS, em parceria com o Drº. Jerome Liss. Membro do comitê cientifico da DIALOGOS/DIALOGHI-revista Ítalobrasileira de Psicoterapia e Biossistêmica. www.biosistemica.net;

Dr.  Herbert Grassmann (Alemanha) ministrará módulo II e III e supervisões em grupo

Psicoterapeuta corporal em sua propria praxis. Diretor da European Association of Somatic Traumatherapy (EAST); Director Executivo do Institut for Structural Core Therapy (SKT) e fundador do SKT® Strukturelle Körpertherapie and SomaticMemory. Conduz treinamento em empresas; palestrante e trainer internacional. No final dos anos 80 e começo dos anos 90 fez treinamento em Integração Estrtural (Structural Integration). Ele é Certified Hakomi Practitioner e fez treinamento com Pat Ogden e Peter Levin em Trauma Therapy. Autor de vários artigos e do livro: Zwei im Einklang, Kreutz-Verlag, 2004.  Como o atual presidente do Comitê de Ciência e Investigação da EABP, o foco da pesquisa do Dr. Herbert Grassmann está em: desenvolvimento e avaliação de modelos da neurobiologia interpessoal e de fazer a ponte entre as teorias de apego e dissociação no campo somático focado no modelo da terapia do trauma. www.somatic-memory.com

Trainer Local:

Ana Patrícia Peixoto (Brasil):  coordenadora do curso no Brasil, ministrará workshop de habilidades

CRP 17/0092 Diretora do IPS-Natal/RN. Psicóloga, Psicoterapeuta Biossistêmica (SISPB, Bologna, Itália). Certificado de Psicoterapeuta Biossistêmica reconhecido pela Federação Latino Americana de Psicoterapia. Formação em Análise Bioenergética (IIBA, Nova York, EUA) e Biossintese (CBI, Hiden, Suiça). Local Trainer em Biossistêmica; Supervisora em terapia psicocorporal desde 1996. Supervisora em Biossistemica; Coordena workshop na área clinica e educacional; atua em clinica privada desde 1985. Coordenadora da Formação Internacional em Psicoterapia Biossistêmica e Trauma pelo método Somatc-Memory-Sistems-Natal/RN. Diretora da DIALOGOS/DIALOGHI-revista Ítalobrasileira de Psicoterapia e Biossistêmica. Membro da ABRAP atualmente na função de Diretora de comunicação e afiliação. www.ipsk.net. Endereço lattes: http://lattes.cnpq.br/2411105050455315

 Curso de Especialização em Terapia do Trauma – 3ª turma/19

Nível Básico e Intermediário:

Certificado 

  • Requisitos: ter concluído o curso básico e intermediário com 75% de presença em cada modulo. Estudo de caso clínico.
  • Certificação concedida pelo IPS e Centro de Pesquisa do Trauma

Programa do curso de especialista em trauma

1º ANO

NIVEL BASICO: Terapia do Trauma – Princípios e Técnicas de Tratamento

No nível básico iniciamos pela compreensão dos modelos, e técnicas atuais que cada um está usando para abordar o trauma no processo com seus clientes. A partir daí, introduzimos as técnicas neurocientíficas e psicocorporais para os sintomas de TEPT e trauma que dão base às intervenções somáticas.

E, traremos uma visão geral sobre as várias terapias de trauma disponíveis. Abordaremos as várias posturas relacionais que os terapeutas são levados a tomar quando lidam com traumas e haverá espaço para você refletir sobre suas próprias posturas relacionais à medida que elas se manifestarem em sua prática.

 Modulo I: 4 dias/ 32horas

  • A dimensão psicocorporal do Trauma
  • Como você pode identificar e acessar o sistema de memória corporal.
  • Introduzindo o conceito de Mindfulness e Sensomotoric (modelo de Pat Ogden)
  • Técnicas para regular o Sistema Nervoso Autônomo (modelo de Peter Levine)

Workshop de habilidades I2dias/16horas

  • Função Tônica,
  • Bodyfullness
  • Focalização

Workshop de habilidades II2dias/16horas

  • Diálogo Sensomotor,
  • Sentido Interno-Externo de Si.

Modulo  II : 4 dias/32 horas

  • Neurofisiologia do Trauma
  • SNA
  • Corpo, emoções e cognição
  • Regulação emocional

Workshop de habilidades III2dias/16horas

  • Trabalhando com o SNA

Workshop de habilidades IV2dias/16horas

  • Trabalhando com Regulação emocional

Grupo de estudo: (Reuniões mensais com Assistente de grupo (6 horas/mês))

  • Estudando artigos, discutindo conceitos

2º ANO

NIVEL INTERMEDIARIO: Complicações Relacionais na Terapia do Trauma

Através de exemplos de casos e role-play, investigaremos o entrelaçamento de traumas passados ​​e atuais e como isso complica o processo terapêutico. Focando em casos difíceis e dinâmicas relacionais, vamos investigar as raízes do desenvolvimento de questões de transferência e como elas afetam a aliança terpêutica.

O Treinamento dará uma compreensão mais profunda da Teoria Polivagal no que se refere ao trabalho com síndromes. Apresentaremos as habilidades baseadas em toque do método SMS para trabalhar com diferentes categorias de trauma. Aprofundando o entendimento de como o SMS usa as articulações, os diafragmas corporais e vísceras para acessar as respostas do SNA, e para facilitar a conclusão de respostas incompletas de sobrevivência.

Explorar questões relacionadas com a integração do SMS e o toque na SMS no âmbito da prática profissional.

Modulo III: 4 DIAS/32 horas

  • Como trabalhar com os 03 sistemas de memória (elaborado através da neuropsicologia).
    • Memoria episódica/autobiografica
    • Memoria processual
    • Memoria semântica
  • Memorias separadas e dissociadas

Workshop de habilidades V2dias/16 horas

  • Trabalhando com Memória de Eventos e E. Categorias

Workshop de habilidades VI2dias/16 horas

Trabalhando com Memórias Separadas, Dissociação

Modulo IV: 4 dias/32 horas

  • Trabalhando a situação de emergência
  1. Fase da formação: estruturação
  2. Fase da avaliação: exploração
  3. Fase do contato: confiança
  4. Fase da ativação: descongelamento
  5. Fase do aprofundamento: “uma colagem de emoções”
  6. Fase da expressão “desenvolvendo as emoções”

 

BIBLIOGRAFIA (português, inglês e Italiano) – 1ª parte

Caretti, V. & Craparo, G (a cura di). Trauma e Psicopatologia: Um approccio evolutivo-relazionale. Roma, Astrobabio, 2008

Giommi, Eugenio Roberto & Cristofori, Stefano (a cura di) Il Benessere nelle Emozioni: Manuale del Metodo Biosistemico. cap 7.Molfetta (BA): La Meridiana, 2011.

Levine, Peter. O despertar do tigre: Curando o trauma. SP, Summus, 1999

___________ Uma voz sem palavras: Como o corpo libera o trauma e restaura o bem estar. SP, Summus, 2012

Ogden, P.; Minton, K, Pain, C. Il Trauma e il corpo: Manual di Psicoterapia sensomotoria. Roma, ISC Editore, 2012.

Porges, S.W. Teoria polivagal: fundamentos neurofisiológicos das emoções, apego, comunicação e auto-regulação. Rio de Janeiro: SENSES, 2012

Stupiggia, M. A. O corpo Violado: Uma abordagem psicocorporal do trauma do abuso. Natal, EDUFRN, 2010

 

Faça aqui sua inscrição

Mais informações:

Telefone:  (84) 3082 8690
Celular :     (84) 99128 6009