História

Em 1985, Ana Patrícia Peixoto, retorna de São Paulo, onde fez seu primeiro curso de psicoterapia corporal, e passa a convidar profissionais de reconhecimento nacional e internacional na área da psicologia, psicanalise e psicoterapia, para ministrar cursos em Natal.

Em 1991 conclui a sua formação em Analise Bioenergetica e decidida a dar continuidade à sua formação psicocorporal, traz então, a primeira formação neo-reichiana, implantando, a filial do Instituto Brasileiro de Biossíntese.

Em 2003 funda, então, o IPS – Instituto de Psicologia Somáticacom a ideia de expandir a psicoterapia corporal no RN. O IPS nasce para ser uma escola de psicologia corporal e psicoterapia, que possa difundir o conhecimento neo e pós-reichiano, em consonância com as mais recentes pesquisas neurocientificas, integrando os estudos em neurofisiologia das emoções, neurociência da consciência, com a fenomenologia do corpo e os princípios da psicologia budista.

No escopo do projeto, a clínica de psicoterapia ganha um espaço para expandir o conhecimento psicoterápico por meio do processo de ensino-aprendizagem.  Seu primeiro curso foi voltado para o aprimoramento no entendimento psicoterápico da linguagem não verbal: “Leitura Corporal”.

Em seguida veio uma Especialização em Psicologia somática apresentando o pensamento psicocorporal de base neo reichiana com ênfase na Análise Bioenergética, Biossíntese e Biodinâmica.

Em 2004 apresentou o projeto da formação à então UnP, aprovando um convênio de cooperação técnica, científica e pedagógica, com duração de quatro anos, onde a universidade passaria a certificar o curso.

Em 2005, no entanto, surgiu uma oportunidade de celebrar uma parceria com a Scuola di Specializzazione in Psicotererapia Biosistemica (Bologna/It), uma escola de formação de psicoterapeutas Biossistemicos, através de seu diretor Dr. Maurizio Stupiggia, ligada a Società Italiana di Biosistemica, criada pelo Dr. Jerome Liss (psiquiatra,  psicoterapeuta e pesquisador americano, à época radicado na Itália),  que compôs o seu corpo docente, e a quem se teve a honra de receber como trainer para ministrar workshop de formação de psicoterapeutas na sua sede.

Hoje o IPS é a única escola de formação de psicoterapeutas em Terapia Biossistêmica (nos moldes da escola Italiana), na América Latina.

Em 2010 o IPS, diante da necessidade de um espaço terapêutico para que o aluno em formação tivesse sua pratica clínica como psicoterapeuta biossistêmico, inicia um projeto de clinica ampliada abrindo o serviço da Clínica Social, para atender uma parte da sociedade, com pouco, ou nenhum acesso a psicoterapia.

Em 2016, diante do aumento de demandas terapêuticas vinculadas ao aumento do nível de violência no país e particularmente em Natal, o IPS enxerga a necessidade de melhor preparar psicólogos e profissionais da área de saúde, com o intuito de oferecer uma assistência mais eficaz no tratamento de pacientes com sintomatologias associadas a este tema, dentre as quais, o estresse pós-traumático, o transtorno de ansiedade, a depressão, o síndrome do trauma complexo,  e os quadros dissociativos que afetam a saúde, na maioria das vezes com reflexos no comportamento emocional e social, de  forma a limitar parcial, ou totalmente, o convívio interpessoal e profissional.

Com esse olhar, foi buscar uma abordagem terapêutica em consonância com as recentes pesquisas neurocientificas sobre estresse e Trauma através do  Center for Trauma Research, representado pelo seu diretor, o Dr. Herbert Grassmann que junto com o Dr. Maurizio Stupiggia (estudioso do trauma do abuso, com livro lançado com este tema), e sob a coordenação da psicoterapeuta Ana patrícia Peixoto inicia a especialização voltada para a psicologia e terapeutica do trauma pelo método da Somatic-Memory-System.

Hoje, o IPS se orgulha de ter em sua clínica, um quadro de psicoterapeutas qualificados no atendimento psicológico de situações traumáticas, como o estresse pós traumático, se transformando no primeiro centro de referência no tratamento do trauma, mantendo a parceria com Dr. Herbert Grassmann e com o Dr Maurizio Stupiggia, ao mesmo tempo que mantém seus profissionais atualizados e aptos a atender, desde o período pré-natal até a terceira idade, através da psicoterapia individual, ludoterapia, terapia pais-bebê e terapia de casal.

Esta parceria ainda se mantém, trazendo anualmente para Natal, os métodos terapêuticos desenvolvidos pela vanguarda do estudo do trauma no mundo.

 

Link do Curriculum Lates da psicoterapeuta e professora Ana Patrícia Peixoto

Nossos parceiros nacionais e internacionais

Società Italiana di Biosistemica

Center for Trauma Research

Centro Vida Sanna (Lima, Peru)

ABRAP – Associação Brasileira de Psicoterapia

METODO CHIORLIN